O que visitar em Tavira?


Castelo de Tavira

A origem de Tavira remonta a 2000 aC, durante a ocupação do Algarve pelos mouros. Tavira foi de grande importância, devido à sua indústria pescatória. O Castelo de Tavira situa-se no centro histórico da cidade. Não se sabe ao certo a data de construção do castelo neste local. Fontes afirmam que foi no século VIII aC, sendo antes uma fortaleza sendo reconstruída pelos fenícios neste lugar. O Castelo Real no entanto, provavelmente, remonta ao século XII.

Houve um castelo neste quando a cidade foi conquistada aos mouros em 11 de julho de 1239 pelo Dom Paio Peres Correia durante a Reconquista do Algarve. Em 1242, o castelo foi concedido, por Dom Sancho II Rei, à Ordem dos Cavaleiros de Santiago que renunciou esta doação de 30 anos mais tarde. Em 1293, e devido à importância de Tavira na defesa de ataques de piratas, Dom Dinis ordenou o rei a remodelação e reconstrução do Castelo. No terramoto de 1755 o Castelo e Cidade foram maciçamente destruídas.


Igrejas de Tavira

Tavira é muitas vezes referida como a “Cidade das Igrejas”. Muitas estão abertas ao público, sendo que outras muitas estão fechadas ou em fase de remodelações. O número de igrejas na cidade de Tavira, ronda em 21, e ao longo dos últimos 200 anos, quatro delas foram demolidas.

Olhando também para as fundações religiosas no Algarve, a análise mostra que dos 25 mosteiros e conventos fundados em todo o Algarve, seis estavam em Tavira.

O número de igrejas em Tavira está fora de qualquer proporção com o tamanho da cidade, e certamente mais do que qualquer outra cidade ou cidade no Algarve, ou até mesmo no sul de Portugal.


Parque Natural da Ria Formosa

O Parque Natural da Ria Formosa abrange uma área de cerca de 18.400 hectares, distribuídos por 60 km de litoral que compõem o território do Ancão à Manta Rota.

É uma zona húmida de importância internacional, e está incluído na lista de sítios Ramsar. É também uma área especial protegida, de acordo com a Directiva Aves.
Com cerca de duzentas espécies de animais documentadas, a Ria Formosa alberga aves migratórias provenientes da Europa Central e do Norte, além de ser um terreno fértil para muitos outros.

A Ria Formosa possui um ‘status de área protegida’ desde 1987, e foi eleito em 2010 como uma das 7 Maravilhas de Portugal. Também é considerado um ecossistema de grande importância não só a nível regional, mas nacional e internacionalmente.


Rio Gilão

O rio Gilão está localizado no sul de Portugal. É acessível a partir do Oceano Atlântico, onde entra na cidade de Tavira, no Algarve, a 35 quilômetros a leste de Faro. O rio Gilão muda seu nome para Rio SEQUA a partir da antiga ponte chamada Ponte Romana, no centro de Tavira. A fonte do rio está localizado na Serra do Caldeirão, serra localizada do centro do Algarve, na confluência dos rios da Asseca, Zimbral e Alportel, este último subindo a norte de São Brás de Alportel. A partir daqui flui em direção a sudeste e passa pelo Parque Natural da Ria Formosa a sul de Tavira, que por sua vez, se junta ao Oceano Atlântico entre as ilhas de barreira de Tavira e Cabanas de Tavira.


Para mais informações sobre Tavira, escolha um dos seguintes links:



ALGARTUR – Arrendamento de casa para férias …desde 2007 a satisfazer os nossos clientes.

Tavira Algarve – Paraíso de Mar e Sol

  • Alojamento local para férias
  • Casas para férias em Tavira